Antologia “Lendas do Centro-Oeste” – Regulamento

ANTOLOGIA “LENDAS DO CENTRO-OESTE”

REGULAMENTO

  1. DO OBJETIVO E PARTICIPAÇÃO

1.1. A Antologia “Lendas do Centro-Oeste” é uma iniciativa da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul – UBE-MS, com objetivo de divulgar trabalhos de escritores desses estados de nosso país.

1.2 A UBE-MS receberá única e exclusivamente trabalhos com a temática envolvendo lendas e ou histórias fantásticas pertencentes à memória oral do folclore ou frutos de ficção, ambientadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e DF e, por razões históricas e culturais, também o Estado de Tocantins. Objetiva-se, ainda, a integração literária de autores desses estados e de suas histórias típicas.

1.3. Poderão participar da Antologia todas as pessoas físicas, maiores de dezoito anos, residentes ou não nesses estados da Federação, desde que o tema esteja, de alguma forma, vinculado ao folclore e/ou costumes da região.

1.4. Poderão participar da Antologia autores com menos de dezoito anos, mediante autorização por escrito de um responsável legal, acompanhada de fotocópia do original de documento de identidade do mesmo para conferência e registro de inscrição.

1.5. As inscrições serão gratuitas. Após a seleção, serão escolhidos 30 (trinta) trabalhos para publicação.

1.6. Em seguida, os 30 autores serão comunicados de sua participação financeira para os custos da edição da obra, conforme descrito no item 6 deste Regulamento.

1.7. A tiragem da edição será definida posteriormente; além da cota dos autores, serão distribuídos exemplares gratuitamente às bibliotecas e instituições culturais nos estados citados neste Edital, bem como às associações congêneres à UBE-MS.

 2. DA ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1. Os trabalhos deverão ser apresentados em redação normal, ou em forma de histórias em quadrinhos (HQ).  Os textos não desenhados deverão ser digitados em fonte Arial 12.

2.2. Os trabalhos apenas redigidos deverão ser enviados exclusivamente em WORD e os em forma de HQ (Histórias em Quadrinhos), em PDF, para o correio eletrônico ubems@ubems.org.br, junto com os dados de inscrição e demais documentos de autorização

2.3. Cada autor poderá inscrever gratuitamente até 03 (três) trabalhos com 03 (três) páginas, mas será selecionado apenas 01 (um) deles.

2.4. Numa folha separada deverão constar os dados do autor: nome completo, endereço, telefone, e-mail e breve biografia.

2.5. Os textos não deverão, obrigatoriamente, ser inéditos, já que podem ou não pertencer às histórias conhecidas do folclore. No entanto, não serão aceitos os já publicados em jornais, revistas ou meios eletrônicos.

2.6. Os autores selecionados autorizarão, automaticamente, a veiculação dos seus textos nos meios de comunicação, sem ônus para a UBE-MS, com a intenção de divulgar a Antologia.

2.7. Cada autor, cujo trabalho for selecionado para publicação, receberá gratuitamente 04 (quatro) exemplares da obra. Caso deseje obter mais, deverá entrar em contato com a UBE-MS para entendimentos.

  1. DOS FATORES DE EXCLUSÃO

3.1. Não serão aceitos os trabalhos que possam prejudicar a terceiros por difamação, injúria ou calúnia, seja por danos materiais e/ou morais.

3.2. Não serão aceitos textos que ofendam a liberdade de crença e as religiões, racistas ou discriminatórias.

3.3. Não serão aceitos trabalhos que tenham a intenção de divulgar produtos ou serviços alheios aos objetivos da Antologia ou que tenham qualquer finalidade comercial.

3.4. As lendas podem ou não ser conhecidas e se constituírem de domínio público, mas deverão ser redigidas no estilo do autor do texto. Não serão aceitos textos considerados plágios.

  1. DAS INSCRIÇÕES – PRORROGAÇÃO DO PRAZO

4.1. As inscrições para a Antologia, antes programadas para se encerrarem  no dia 24 de abril de 2019, ficam prorrogadas  até o dia 03 (três) de maio de 2019 e só poderão ser feitas pelo correio eletrônico citado no item 2.2

4.2. Só serão aceitas inscrições por meio dos procedimentos previstos neste Regulamento.

4.3. Os trabalhos não selecionados não retornarão aos seus autores.

  1. DA SELEÇÃO – COMISSÃO JULGADORA

5.1. A seleção para a Coletânea será feita por uma Comissão Julgadora composta por 3 (três) membros nomeados pela UBE-MS, entre autores da entidade ou professores das Universidades de Campo Grande – MS.

5.2. A Comissão Julgadora selecionará os trabalhos atribuindo-lhes nota, levando-se em consideração dois principais itens: estilo e originalidade.

5.3. A Comissão Julgadora terá o prazo máximo de 20 (vinte) dias após o encerramento das inscrições para a seleção dos trabalhos.

5.4. Os 30 autores selecionados, após atenderem o disposto no item 6, mesmo antes da publicação da obra, terão seus nomes e títulos dos trabalhos publicados em nosso site www.ubems.org.br.

5.5. A UBE-MS divulgará oportunamente a data da solenidade de lançamento em seu site e na página do Facebook, assim como em contato direto com os autores selecionados.

  1. DOS CUSTOS PARA PUBLICAÇÃO

6.1. Para participar da Coletânea, os selecionados deverão efetuar o pagamentode R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para os custos básicos da publicação.

6.2. Os autores selecionados serão contatados e instruídos de como efetivar o pagamento, estabelecendo-se o prazo até 05 (cinco) dias para o depósito bancário, podendo ser desclassificados se o mesmo não for feito nesse prazo. Nesse caso, serão escolhidos os trabalhos com notas subsequentes aos 30 inicialmente selecionados.

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. É de responsabilidade dos remetentes a autoria dos trabalhos que serão transferidos aos organizadores da Antologia.

7.2. Os autores que se inscreverem declaram que concordam com todas as disposições deste Regulamento e quaisquer dúvidas devem ser encaminhadas para o correio eletrônico ubems@ubems.org.br.

7.3. Os autores classificados que residam fora de Campo Grande e que desejarem vir para a cerimônia de lançamento, o farão às suas expensas. A UBE-MS não se responsabilizará pelo seu transporte e hospedagem.

7.4. Não poderão se inscrever os membros da Comissão Julgadora, seus descendentes em 1º grau e afins.

7.5 – As decisões da Comissão Julgadora são irrecorríveis.

Campo Grande, 09 de abril de 2019

UBE-MS – Diretoria