Escritoras Sul-mato-grossenses em Vídeos: assista aqui!

Como parte final do projeto “Escritoras Sul-mato-grossenses em Vídeos”, foram lançadas e disponibilizadas as seis partes do documentário na internet. O material foi produzido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com o Centro Histórico e Cultural (CHC) do hospital, a Escola de Saúde da Santa Casa de Campo Grande e a União Brasileira de Escritores de MS (UBE/MS) com objetivo de celebrar a vida e as obras das mulheres precursoras da literatura no Estado.

 

As gravações do material foram realizadas na Escola de Saúde durante o ano de 2022, como parte inicial do projeto e, em seguida, aconteceram rodas de conversa nas salas de aulas, entre as escritoras e os alunos do curso de Letras da UFMS, com a participação do supervisor do CHC do hospital, Aparecido Simionato. O próximo passo é apresentar esses vídeos às instituições educacionais e culturais de todo o país.

 

Entre os temas debatidos no documentário, estão as dificuldades e empecilhos implicados pelas escritoras na condição feminina e, também, a igualdade de gênero e o empoderamento da mulher. Já nas salas de aulas, as rodas de conversas foram focadas na educação inclusiva e de qualidade, além da história de vida das escritoras.

 

A primeira escritora a participar do projeto foi Sylvia Cesco, que é formada em Letras, em Pedagogia e em Psicopedagogia, além de ser especialista em Línguas e Literatura Portuguesa. A profissional já foi premiada em diversos concursos de poesias e publicou as obras “Guavira Virou”, “Mulher do Mato”, “Sinhá Rendeira”, “Ave Marias Cheias de Raça”, “Histórias de Dona Menina” e “Três Poetas Uma Via: Aldravias”.

 

Também participaram do projeto as escritoras Vanda Ferreira, Maria Madalena Dib Mereb Greco, Lenilde da Silva Ramos e Vera Tylde (foto). “A minha história começa aqui na Santa Casa, eu nasci na Maternidade daqui do hospital no quarto número três. E eu sei desse detalhe porque meu pai gostava muito de escrever (…) e tinha um diário. Eu tive o privilégio de ter nascido em uma casa que cultivava a arte e cultivava a cultura”, comenta a personagem do documentário, Lenilde Ramos.

 

“Nós líamos muito em casa e como eu sou caçula, com uma diferença de 6 e 8 anos, desde muito pequena eu já estava lendo de tudo. Os três irmãos liam três livros em uma semana e era aquela rapidez para ler, entregar e pegar outros. Então, essa foi a importância da leitura na construção da minha redação”, relembra a escritora e historiadora, Maria Madalena Dib, em trecho do documentário.

 

Veja os vídeos aqui:

 

Vanda Ferreira – Escritoras sul-mato-grossenses em vídeo

Maria Madalena – Escritoras sul-mato-grossenses em vídeo

Lenilde Ramos – Escritoras sul-mato-grossenses em vídeo

Vera Tylde – Escritoras sul-mato-grossenses em vídeo

Sylvia Odinei Cesco da Silva – Escritoras sul-mato-grossenses em vídeo