Breve histórico da UBE/MS

O nascimento da UBE em MS foi resultado dos anseios dos escritores em se unirem em classe. Segundo o poeta Guimarães Rocha, o movimento que a antecedeu foi o MEI (Movimento dos Escritores Independentes) que aglutinava escritores de Campo Grande e alguns de outras cidades do Estado. Grupos se reuniam nas residências, ou bares, para declamação de poesias e mostra de seus textos. Porém, tudo se encaminhava para a futura criação de um movimento institucionalizado com sede, estatuto, deixando de lado a informalidade, até que a realização veio após a presença de Guimarães em São Paulo no 2º Congresso Brasileiro de Escritores.

Na primeira etapa, foram coletadas assinaturas que reforçaram a reunião inaugural de 29 de junho de 1985 quando, então, criou-se oficialmente a União Brasileira de Escritores com o adendo em seu nome de “Seção de Mato Grosso do Sul”. Mais tarde, esta denominação foi abandonada, tendo-se em vista a não subordinação hierárquica com outras UBES no País.

A principal atividade da UBE-MS durante o ano é o concurso literário “Noite Nacional da Poesia”, que premia em dinheiro os três melhores poemas por seu mérito literário e também os três melhores declamadores. O evento é patrocinado financeiramente pela Prefeitura de Campo Grande, com gestões da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, e foi institucionalizado desde 1989 por Decreto Municipal, valorizando a cultura do Município. Isso torna possível o convite a escritores nacionais que já se fizeram presentes, como Adélia Prado, Nélida Pinhõn, Thiago de Mello, Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Rubem Alves, Affonso Romano de Sant’Ana, Thiago de Melo, Arnaldo Antunes e outros.

A UBE-MS tem se destacado no cenário literário do Estado com outros eventos, como o 1º Literasul – três dias de intensa troca de experiências com renomados autores brasileiros oferecendo oficinas de criação literária e ministrando palestras. Do encontro, resultou uma publicação, os Anais do 1º Literasul com os textos das palestras principais e o resultado co 1º Concurso de Contos da UBE-MS.

Outra atividade foi o projeto “Literatura e Música – um encontro na confluência dessas duas artes” em 2013, com poetas da UBE e a Orquestra Sinfônica Madeiras Dedilhadas onde, sob os temas literários foram executadas as músicas eruditas pertinentes ao texto.

Depois da publicação de duas coletâneas nos anos de 2002 e 2005, finalmente em 2009 editamos a primeira REVISTA DA UBE-MS que reuniu trabalhos ficcionais de 23 autores. Este ano de 2018 editamos o 5º número da Revista, mais uma dinâmica da entidade e a demonstração criativa de seus autores associados.

Em maio deste ano de 2018, a entidade apresentou um extenso programa literário com quatro dias de duração, a Mostra Literária Professora Maria da Glória Sá Rosa, compreendendo palestras com autores locais em alusão à homenageada e palestras e shows musicais de artistas nacionais de renome bem como oficinas literárias e gincanas nas escolas públicas da Capital.

Em 2018 chegamos ao 30º  concurso Noite Nacional da Poesia. Foi o maior evento já realizado, com público de quase mil pessoas e a performance poética do escritor brasileiro Bráulio Bessa. Concorreram este ano cerca de 500 autores de 22 Estados Brasileiros, de 107 cidades e brasileiros residentes em cinco países como Alemanha, Portugal, França, Alemanha, Canadá e Japão.